Descrição
O projeto consistiu no redesign (redesenho) da marca, e construção do sistema de identidade visual, da Associação Atlântica de Apoio aos Doentes de Machado-Joseph (AAADMJ). Concomitantemente, foi também desenvolvida a campanha dos 25 anos de existência da Associação.
A AAADMJ é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que serve, desde a sua criação, um grupo populacional muito concreto, acometido pela Doença de Machado-Joseph, uma patologia que se traduz numa neuropatologia rara, de origem genética.
Face ao quadro degenerativo imposto pela doença a todos quantos dela sofrem, a AAADMJ surge como um farol na promoção da dignidade destas pessoas, na suplantação das suas dificuldades e necessidades específicas, colocando a pessoa e o cuidar no centro da sua atuação, o que define, no fundo, e de forma estrutural, a sua missão e o seu propósito, visando o combate à exclusão social e a promoção da qualidade de vida.
Para a AAADMJ, a pessoa e a sua centralidade constituem a razão da sua existência, o redesign visou transpor esse sentimento e sentido para a imagem da organização.
Assim, no ano em que comemora o seu 25.º aniversário de existência, entendeu também a AAADMJ apresentar-se com uma nova identidade visual, num processo de não descaracterização, mas antes de evolução, preservando a sua história e notoriedade até aqui alcançada.